sexta-feira, 13 de junho de 2008

existem dois rugby ?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jogo de Rugby League.
Há no mundo dois grandes códigos de Rugby, o mundialmente difundido Rugby Union e o Rugby League. As diferenças básicas consistem no número de jogadores (são 13 no League), na pontuação (o try vale quatro pontos, a conversão e a penalidade valem dois pontos, e o drop goal vale um ponto) e em algumas regras básicas que diferem do Rugby Union, como no scrum, nos laterais, a ausência de rucks e na aplicação da regra play the ball (a qual não é aplicada no Rugby Union).
A existência de duas versões de rugby deve-se às divergências existentes no final do século XIX no Reino Unido entre os praticantes do Rugby acerca do profissionalismo. Em 1895, aqueles que o defendiam separaram-se e fundaram uma nova associação de Rugby, criando assim o Rugby League. Hoje, ambas as versões (Rugby Union e Rugby League) aceitam o profissionalismo.
O Rugby League é jogado principalmente na Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e França, mas apenas na Austrália ele é mais popular que o Rugby Union (o qual predomina em quase todo o mundo). A versão Rugby League não é praticada no Brasil. Portugal tem uma equipe de rugby league

Nenhum comentário: